Páginas: [1]
Imprimir
Autor Tópico: autismo  (Lida 600 vezes)
alicebarb
Membro Novo
*

Ver Perfil
« em: 26 Janeiro 2010, 18:37:00 »

ola a todos!!

trabalho num agrupamento com escolas de 1º ciclo e neste momento tenho uma situação na qual tenho suspeita de se tratar de um provavel quadro autista. Gostaria que se alguem pudesse me ajudar, enviando algum material, nomeadamente alguma escala que pudesse utilizar para fazer tal despiste, para o meu email alicepsic.barb@gmail.com
Desde já agradeço
Registado
Casablanca
Membro Novo
*

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 27 Janeiro 2010, 10:59:31 »

Vamos te ajudar por aqui.
Não gosto de falar por email por que acho que é egoismo.
Registado

PsiKlara
Membro Ocasional
**

Ver Perfil
« Responder #2 em: 27 Janeiro 2010, 13:18:11 »

Olá, as perturbações do espectro do autismo têm várias formas de se manifestar, várias "tonalidades" e "intensidades e por isso é difícil por vezes de diagnosticar. Importa fazer uma boa anamnese e um bom diagnóstico diferencial. Aconselho-te a leres o livro "Mal-entendidos" de Nuno Lobo Antunes, porque ele descreve isso muito bem. Muitas vezes os casos não encaixam totalmente nos critérios de diagnóstico da DSM-IV, mas é preciso atender aos sintomas principais (dificuldades na comunicação e interacção interpessoal), e perceber que os diagnósticos são um construto social e as perturbações seguem num continuum em que há diferentes formas de se manifestarem. Avalia tb se não há qualquer outro factor afectivo/emocional que esteja a perturbar o desenvolvimento dessa criança.
Registado
Páginas: [1]
Imprimir

Ir para: